quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Where got Ghost" (Xia dao xiao, 2009)

Parece um título mal traduzido não é? Pois é mesmo esse o nome. “Where got Ghost” é um tríptico de comédia/terror que ocorre durante o “Mês dos Fantasmas Esfomeados”. Traduzido assim à letra não parece grande coisa, mas é uma celebração levada muito a sério pelas populações do sudeste asiático, nomeadamente, Singapura, Malásia, Taiwan e China. O mês dos fantasmas ocorre durante o sétimo mês do calendário lunar chinês (Agosto) durante o qual a população faz oferendas aos mortos para o seu apaziguamento e obtenção das suas bênçãos (isto numa versão ultra resumida).
O mês dos fantasmas fornece uma ampla fonte de inspiração para o cinema devido às suas imensas ramificações e ritos, consoante as diferentes regiões. “The Maid” (2005) é o filme mais aclamado sobre o tema e até já foi realizado um documentário sobre a época.

As curtas:

“Roadside got Ghost” - Três trafulhas arranjam um novo esquema para sacar dinheiro aos mais incautos. Eles telefonam para vários números da lista telefónica a “dar os números da sorte” para o próximo sorteio da lotaria. Os vencedores são depois convidados a ceder-lhes voluntariamente uma comissão generosa ou a vê-la ser extraída à força! O esquema corre bem até que o chefe dos vigaristas recebe uma chamada em género de imitação do esquema que ele próprio criou. A princípio desvaloriza-a mas aposta os números de qualquer modo. Quando ganha um prémio, começa a ser pressionado para cumprir a sua parte do acordo…

“Forest got Ghost”- Há um exercício militar na floresta. Dois “reservistas” preguiçosos decidem ignorar os repetidos avisos dos seus instrutores e quebram todas as regras. Eles usam dos mais diversos artifícios para chegar ao destino sem grandes convulsões e saem do caminho traçado. Mas nada os podia preparar para a série de eventos que desencadearam sobre si quando desrespeitaram as regras dos  superiores…


“House got Ghost” - Passou um ano desde a morte da sua querida mãe. Três irmãos continuam diligentemente a fazer-lhe pedidos de fortuna mas parece que esta nunca mais chega. Entretanto, um conhecido que exerceu os mesmos rituais de benesse é bafejado pela fortuna. Os três irmãos decidem que chegou a hora de desistir dos ritos e deixar a sua mãe seguir em paz para o outro mundo. O que eles não sabem é que ela não desistiu deles…

Sobre os filmes:
Assim à primeira vista, sobressai uma película no seu todo, muito masculina. Os papéis principais estão todos entregues a Eles. As mulheres, com uma única excepção, são a contraparte, unidimensional diga-se, Deles e quando se espera algo mais delas, são as vilãs. Demonização típica do género feminino. Mas no caso de “Where got Ghost” são maiores os argumentos a favor de um conjunto de curtas-metragens bem-intencionadas, do que resíduos de misoginia pouco disfarçados. “Where got Ghost” é uma realização conjunta de Jack Neo e Boris Boo, que também tiveram uma palavra forte no argumento. Também o vasto elenco é constituído na maioria, por actores que já trabalharam em conjunto ou com o realizador. O próprio Jack Neo protagoniza um dos papéis principais da terceira curta-metragem. Estes cuidados rendem um à-vontade no elenco que é visível no ecrã. Um inside job se preferirem. A moral dos segmentos nunca está muito longe da imaginação ou de um pouco de perspicácia: respeito pelos mortos, o crime não compensa, não atalharmos caminhos, o dinheiro não traz a felicidade e outros jargões do género. Como tal, o mês dos fantasmas acaba nunca se tornar uma realidade distante ou uma tradição demasiado rebuscada aos olhos de um ocidental. Existe sempre uma série de princípios comuns às culturas orientais e ocidentais que permitem seguir as narrativas a despeito dos ritos, rezas e superstições regionais.
A primeira curta é “Roadside got Ghost” onde os três personagens principais, em toda a sua aldrabice e portanto, os vilões, dificilmente não serão os preferidos do público. No meio da tragédia (a primeira e a segunda curta têm finais bastante abruptos), salvam-se os momentos de comédia resultante da dinâmica entre os três "reis". Já “Forest got Ghost” é mais previsível. Que melhor local para plantarmos fantasmas do que uma floresta. Mulher vestida de vermelho. A sério? Existirá referência mais batida no mundo dos fantasmas? O epílogo podia ser mais surpreendente não fosse a curta anterior demonstrar que não há regras. Vale tudo e tudo deverá ser esperado. Mais uma vez a química entre a dupla de actores principais é excelente e os momentos cómicos resultam melhor do que o último terço mais focado no terror. A curta final é a mais distinta. Isto não será difícil de explicar se pensarmos na manobra de marketing genial de Jack Neo. Ele realizou “House got Ghost” como sequela do filme “Money not Enough 2” também por ele realizado um ano antes, com a mesma fórmula de comédia/terror. Com certeza fica a questão se ele decidiu realizar uma antologia de filmes sobre o mês dos fantasmas ou se o utilizou como pretexto para lá enfiar um prelúdio para uma trilogia de “Money not Enough”. Ao contrário das histórias anteriores, onde os prevaricadores acabam por ser punidos pelos seus actos, “House got Ghost” concentra-se na redenção e mais parece um raspanete para levar à mudança de comportamentos que um mero exercício de “crime e castigo”. Se esquecermos algumas deficiências de narrativa e efeitos gerados por computador paupérrimos, “Where got Ghost” é uma obra mais divertida do que assustadora e uma óptima introdução ao mês dos fantasmas esfomeados. Três estrelas.

Realização: Jack Neo e Boris Boo
Argumento: Jack Neo, Sek Yieng Bon, Boris Boo e Hee Ann Ho

Curta #1: “Roadside got Ghost”
Richard Low como Cai

Curta #2: “Forest got Ghost”
John Cheng como Nan
Wang Lei como Lei
Tay Yin Yin como Yin Yin

Curta #3: “House got Ghost”
Henry Thia como Yang Bao Hui (irmão mais velho)
Jack Neo como Bao Qiang (irmão do meio)
Mark Lee como Bao Huang (irmão mais novo)
Mai Ling como Mãe

Próximo filme: "Lake Mungo", 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...