domingo, 28 de outubro de 2012

TCN Blog Awards 2012 - Votações Abertas


Chegámos à edição de 2012 dos TCN Blog Awards e, por esta altura só me flagelo por não ter feito o anúncio dos prémios mais badalados da blogosfera mais cedo. Surpreendentemente, o meu querido, por esta altura, o nosso querido Not a Film Critic conseguiu uma nomeação na categoria de "Melhor Artigo de Cinema" com "Artes Marciais - O Género Menor". Esta nomeação é tanto mais fantástica pelo facto deste texto ser o único artigo elaborado até à data, sendo, que 99,9% do que aqui se produz são apreciações de filmes. Não que me queixe, a nomeação tem até um gostinho especial pelo carinho com que guardo no coração este género esquecido. Mas não podia ser de outro modo, já que o Not a Film Critic nunca poderia reproduzir um artigo baseado numa lógica de números guiada por uma grande dose de bom-senso; de criar o sempre inevitável e certeiro artigo sobre o Woody Allen; muito menos oferecer uma visão singular sobre o que está por trás de um herói de capa; de abordar os heróis e anti-heróis daqui até à China, atravessando meio mundo, sem nunca perder a fluidez do discurso; pensar os temas do cinema além da imagem em movimento e reduzi-la à sua unidade mais simples; à narrativa de um pensador que consegue encontrar na natureza artificial de robôs encontrar vestígios da humanidade até a uma interessante abordagem histórica do cinema chileno... Aqui no Not a Film Critic, segui as imortais palavras do Bruce Lee e fui beber à minha paixão sediada no extremo oriente e falar um pouco do subestimado cinema de artes marciais, "o género menor". E sabem que mais? Quando esta coisa dos prémios terminar, até pode ser que alguns de vós tenham decidido dar uma oportunidade ao género por que já não basta, queremos retornar ao local onde as coisas são o que parecem e a acção é crua, física, de contacto. Onde vibramos nos assentos, a respiração fica acelerada e damos pancadas inconscientes na almofada ou no parceiro do lado. Onde o cinema de artes marciais se torna, de súbito, emocionante outra vez e não o género menor que nos querem, por força suave, fazer crer. Votações aqui.

PS: Quantos destes artistas conseguem identificar?

4 comentários:

  1. Parabéns pela nomeação, merecida. Boa sorte nas votações.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Jorge e os meus parabéns também pelas nomeações :)
    Faz figas! ***

    ResponderEliminar
  3. Eheheheh... caústica e sarcástica:
    "nunca poderia reproduzir um artigo baseado numa lógica de números guiada por uma grande dose de bom-senso; de criar o sempre inevitável e certeiro artigo sobre o Woody Allen; muito menos oferecer uma visão singular sobre o que está por trás de um herói de capa; de abordar os heróis e anti-heróis daqui até à China, atravessando meio mundo, sem nunca perder a fluidez do discurso; pensar os temas do cinema além da imagem em movimento e reduzi-la à sua unidade mais simples; à narrativa de um pensador que consegue encontrar na natureza artificial de robôs encontrar vestígios da humanidade"

    É o que dá seres a outsider, que alinha na área cinema com outros códigos ou se orienta por um cinema que a grande maioria (nomeados ou não), tendem a ignorar redondamente.

    Boa sorte e que te (vos) corra tudo bem.

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns pela nomeação. É claramente merecida e apenas peca por escassa. Este é dos espaços que mais gosto de seguir na bloggosfera (como não me canso de repetir) e merece o destaque.

    Como é óbvio vou votar naquele artigo a piscar o olho à embaixada chilena, mas é um prazer ver o teu artigo nessa lista.

    Cumprimentos,
    Aníbal

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...