domingo, 1 de setembro de 2013

"Don't Look Behind" (Jangan Pandang Belakang, 2007)

“If anyone draws himself from remembrance of God (Most Gracious), we appoint for him an evil one, to be an intimate companion to him”. (Corão)

Estas são as últimas palavras de “Don’t look Behind”, que nos ensinam que não só é mau ser perseguido por um ser maléfico como provavelmente a culpa é nossa. A milhas de distância da estória de um amor tão grande que faz Darma (Pierre Andre), o noivo sobrevivente enfrentar forças sobrenaturais para encerrar o mistério da morte da noiva Rose (Intan Ladyana). Bem, falhei por pouco… Nada a opor contra a religião mas seria simpático que o filme tivesse uma tónica mais positiva. Aquela cena do entretenimento leve, percebem?

“Don’t Look Behind” inicia-se com um exorcismo. Apesar do esforço dos sacerdotes, não lhes é possível salvar o alvo da possessão mas conseguem prender o demónio que é encerrado num frasco, mais tarde deitado ao mar. A cena transita para um ambiente de escritório onde o empresário Darma é informado da morte da noiva. Todos os indícios apontam para um suicídio mas Darma recusa-se a acreditar na versão oficial e decide investigar o caso com a irmã gémea de Rose, Seri (Intan Ladyana).
À época “Don’t look Behind” foi o filme mais visto de sempre do cinema local o que, diga-se de passagem não é um feito assim tão difícil de alcançar. A filmografia malaia consistia em um a dois filmes por ano com interregnos de vários anos sem qualquer produção. Isto deu-se até que, em meados dos anos 90, houve um boom, com meia dezena de filmes por ano, sobretudo do género de terror. A sério, um dia destes tenho de me dedicar a uma investigação desta questão. O sul e sudeste asiáticos têm uma verdadeira paixão pelo cinema de terror. Adiante, Darma começa a ser incomodado por barulhos estranhos, vozes e todo o tipo de aparições que pelos vistos também atacaram Rose. O fenómeno é de tal modo proeminente que até estranhos começam a partilhar as ocorrências com Darma. Monstro exibicionista hã?
Darma e Seri descobrem uma máquina com fotografias estranhas
“Don’t look Behind” torna-se uma sucessão de momentos “não olhes para trás” e a estória perde-se no novelo. Numa nota positiva, ao menos não nos enganaram no título. Com a naturalidade que se lhe conhece os personagens enveredam pela explicação menos lógica, a do fenómeno sobrenatural. O que se encontra atrás dos personagens é um monstro que aparece ostensivamente no material promocional do filme. Já não há segredos. Os actores, esses, sobretudo Pierre Andre e Intan Ladyana que interpretam apenas as personagens mais importantes da narrativa parecem estar sobre o efeito de soporíferos. Pierre ainda demonstra uma tentativa de sofrimento pelo falecimento da futura esposa mas a irmã gémea é inexpressiva, é mesmo a tão falada cara de póquer. Se calhar é apenas uma conspiração conjurada pela minha imaginação fértil e exposição a revistas cor-de-rosa mas dá-me a ideia que Seri até ficou contente com a morte da irmã. Darma é um homem de sucesso, está frágil e ela até é a cara chapada da noiva dele… Quem sabe se ela não está com a ideia de dar o golpe? “Don’t look Behind”, à semelhança de outros filmes malaios também tem uma avozinha a quem falta um parafuso ou dois mas, se falhas se podem encontrar no elenco elas residem mesmo no casal principal. A avozinha é uma instituição, já eles tinham obrigação de fazer melhor. O mais interessante num filme sem brilho acaba por ser a dicotomia entre o moderno e o antigo. Darma e Rose abandonaram as raízes para uma vida citadina, cosmopolita, esqueceram os velhos valores em que foram criados e com toda a probabilidade viviam em pecado. Os demónios viram neles mentes fracas, sem capacidade de luta contra o seu poder sobrenatural. Para os vencer, teriam de fazer um regresso à religião e aos seus anciãos para combater esse mal antigo. Moral da História: Se viveres em pecado vais ser atacado por forças que não são deste mundo e basicamente mereces o sofrimento que atraíste sobre ti. Uma estrela e meia.

Realização: Ahmad Idham
Argumento: Ahmad Idham e Pierre Andre
Pierre Andre como Darma
Intan Ladyana como Seri/Rose
Hatijah Tan como Mak Lang (tia do Darma)
Ruminah Sidek como Opah (Avó)


Próximo Filme: "The Twilight Samurai" (Tasogare Seibei, 2002)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...