quinta-feira, 2 de junho de 2011

"Yoga Institute" (Yoga Hakwon, 2009)

"Yoga Institute" que também se pode encontrar por aí como "Yoga School", é um filme que tinha guardado na gaveta há já algum tempo. Nem sei bem o que é que atrai, se o poster da mulher contorcida se a possibilidade de o ioga possuir um lado perverso. Mas ok, o tema também é interessante. A discussão sobre se a beleza se o valor profissional da pessoa é mais importante é muito actual, sobretudo para as mulheres. Sorry guys! Se o valor profissional é muito importante, a verdade é que um palminho de cara vende muito mais. E até onde estaremos dispostos a ir para ir buscar alguma da beleza que não nos saiu nas cartas? Embora, esteja a imaginar alguns membros do sexo maculino a deliciar-se com as contorções de ioga das actrizes (o elenco é quase todo feminino), não estou a ver grande empatia destes com a temática, que de horror o filme tem muito pouco. Mas espero estar enganada. Entretanto, não consegui vêr o filme antes porque tenho um método aleatório de selecção dos filmes, com direito a papelitos com as várias hipóteses e tudo. I kid you not! Achei que devia partilhar.
Posso adiantar que fiquei desiludida com a película. O argumento de "Yoga Institute" tem mais buracos que um queijo suiço. Após ser ultrapassada por uma novata bonita na estação televisiva onde trabalha, Hyo-jeong (Yoo Jin Kim) começa a questionar a sua própria aparência e decide inscrever-se num curso intensivo de ioga que de acordo com uma ex-colega, é o segredo de beleza mais bem guardado. O instituto é gerido uma ex-actriz e uma instrutora rígida chamada Na-ni (Soo-Yeon Cha) que infoma Hyo-jeong e as outras candidatas de que terão de seguir à risca uma série de regras: não comer; não tomar banho até uma hora depois das aulas; não olhar para espelhos; não sair do edíficio e não contactar com ninguém fora do curso. Inicialmente, tudo aparenta correr bem, até que as raparigas começam a quebrar as regras...
Como já tinha referido o argumento apresenta problemas, demasiados problemas. Desde logo com Hyo-jeong, a veterana de televisão que não sendo simpática e até desagradável para Seon-hwa (Young-Jin Lee), uma antiga colega de escola, acaba por lhe sugerir o instituto de ioga! Quanto a vocês não sei mas se eu tivesse uma colega que era uma cabra, a última coisa em que estaria interessada seria o seu bem-estar.
"Yoga Institute" deixa mais dúvidas do que respostas. Por exemplo, a ligação da actriz ao ioga não é nada explorada. Como é que chegou à brilhante conclusão que o ioga é a fonte da juventude? Umas plásticas e uns peelings não? À medida que os dias passam, Dong Hun (Daniel Choi), o interesse amoroso de Hyo-jeong, não sabe onde esta se encontra começa a procurá-la. É uma história paralela que começa interessante mas acaba repentina e insatisfatória. Mais uma vez fiquei sem perceber qual era a intenção de Jea-yeon Yun, realizador e argumentista. E o cumprimento das regras é condição essencial para se alcançar a suprema beleza? Ok. Como é que chegaram a essas regras? O filme é todo assim. Jae-yeon Yun é parco nas respostas.
Agora, chega a altura de ser simpática, porque este filme não apresenta só falhas. A cinematografia está excelente, a atmosfera no instituto é pesada e sinistra. Quando se entra no instituto quase que se sente o ar a mudar e a ficar pesado. Gosto do look dark do filme que se coaduna com a temática. Ajuda a explorar o lado negro da beleza, o preço da beleza, a luta entre a beleza interna e a externa... Infelizmente, há cenas em que tive de me tornar adivinha porque eu, pelo menos, na escuridão total não consigo ver nada. Quanto ao fim é insatisfatório. Acredito que se virem "Yoga Institute" com outras pessoas, todos chegarão a conclusões diferentes. É bom para quem não aprecia finais fáceis. Ora quem gosta de ver respondidas todas as suas questões exaustivamente, "Yoga Insitute", deixa um sabor a insatisfação na boca. Duas estrelas.



Realização: Jae-yeon Yun 
Argumento: Jae-yeon Yun  
Elenco:
Yoo Jin "Eugene" Kim como Hyo-jeong
Soo-Yeon Cha como Na-ni
Eun-Ji Jo como In-soon
Daniel Choi como Dong-hoon
Young-Jin Lee como Seon-hwa

Próximo Filme: "Tali Pocong Perawan", 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...