quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"Good Will Evil" (Xiong Mei, 2009)

Sabem aqueles filmes que quando acabam de ver não têm reacção? É do género: "ah, já acabou?" "Good Will Evil" é assim. Começou bem mas lá para o final quase que tive de me beliscar para ver se sentia algo. Aliás, comecei esta apreciação sem saber o que vos dizer. É que é assim indiferente estão a ver? Não amo este filme mas também não me provoca emoções negativas por aí além. "Good Will Evil" é uma película de 2009 com Terri Kwan que temos oportunidade de (re)ver desde "The Heirloom". Terri interpreta Yi-hsi, mulher de Wen Cheng (Leon Dai), um político local que para bem da sua carreira política decide adoptar uma criança. Dá-lhe aquele ar de homem do povo estão a ver? Ah e também para fazer companhia à sua mulher que passa tanto tempo sozinha enquanto ele "trabalha" que corre o risco de criar macaquinhos no sotão. A criança escolhida é Tien (Cindy Chi Hsin-Ling), a primeira criança que se lhes esbarra no caminho. Literalmente. Como isto de escolher logo à primeira nunca dá bom resultado, Yi-hsi põe em causa a sua decisão logo que começam a aparecer bonecas desmembradas e a menina resiste aos seus mimos. Até aqui nada de muito diferente, até bem parecido com o filme "Acácia", embora o novelo se desenrole de maneira muito diferente. Agora a sério, o que é que se passa com os asiáticos e os novelos de lã vermelhos?
Durante bastante tempo interrogamo-nos sobre a mensagem que nos estão a transmitir: será que Tien é a semente do demónio, será que ela tem uma boneca assassina ou é um espírito que a acompanha. A resposta, seja ela qual for, será sempre insatisfatória. "Good Will Evil" caminha a passos lentos mas precisos na construção de um grande clímax e quando este chega é tudo menos climático. Os personagens também não são likeable. Terri interpreta uma personagem vulnerável e até um pouco parvinha num intenso conflito em torno da maternidade e do seu próprio passado. Se consegue transmitir o conflito interno de Yi-hsi, também é verdade que a sua subserviência e ausência de reacção às tiradas do marido são irritantes. Já Wen Chen é egoísta, vicioso e todos os aqueles adjectivos que uma mulher nunca gostaria de atribuir ao seu marido. Será que foi o primeiro homem que lhe apareceu à frente? De qualquer modo, se a ideia do argumento era que a audiência criasse uma imagem tão má de Wen Chen os meus parabéns, conseguiram. Não tenho grande coisa a dizer de Tien a não ser que ela é adorável. (Aparte: ai como lhe apertava as bochechinhas mimosas!) Já a quantidade de falas que ela tem não é gigante para que pudesse fazer um estudo do desenvolvimento da personagem. Mas admito que ela puxa as lágrimas com facilidade.
A ínicio adorei o pormenor da música "Twinkle Twinkle Little Star" em versão desconcertante. Com o tempo a repetição perde o efeito. Também o contexto do seu surgimento podia ter sido melhor explorado. A dupla de realização Yu-fen Lin e Ming-chan Wang podia ter dado lugar a algo de único ou de extraordinário em "Good Will Evil" só que foi apenas uma oportunidade perdida. Na película nada existe de memorável. E acredito que daqui a umas semanas não me irei recordar deste filme. Forgettable to say the least. Uma estrela e meia.


Realização: Yu-fen Lin e Ming-chan Wang
Argumento: Jin Han
Elenco:
Terri Kwan como Yi-Hsi
Cindy Chi Hsin-Ling como Tien
Tammy Chen como Chung Li-hsin
Leon Dai como Tseng Wen-cheng
Lu Yi Ching como mãe de Chung Li-hsin 

Próximo Filme: "The Host" (Gwoemul, 2006)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...