domingo, 7 de agosto de 2011

"14 Blades" (Jin yi wei, 2010)


Enquanto via "14 Blades" só me ocorria o seguinte pensamento: "ai senhores quanta destruição! Havia lá necessidade de partirem o mobiliário todo?" "14 Blades" é um filme de artes marciais disfarçado de épico que se passa na China durante a Dinastia Ming. Jin yi wei é um grupo de assassinos a quem foram desde crianças ensinadas técnicas mortais para defender o imperador! Qinglong (Donnie Yen) é o líder deste grupo de elite e o mais forte dos lutadores o que lhe vale a posse da caixa das catorze lâminas, especializadas na morte, tortura e quando a missão falha o suícidio.

Qinglong é chamado a cumprir uma missão e acaba por ser traído e acusado de alta traição. Qinglong não se deterá a nada para trazer a lume a conspiração e destruir os seus autores. E temos filme wu xia (herói que segue um código de honra muito próprio, protege os fracos e os oprimidos e combate a corrupção!). Só lhes digo que se meteram com o tipo errado, quanto a vós não sei mas traír o melhor assassino que existe não me parece uma ideia muito inteligente. Mas e daí não teríamos as belíssimas cenas de luta que um estóico Donnie Yen nos proporciona e que constituem o melhor do filme. Além da coreografia foram utilizados efeitos gerados por computador e, por vezes, em exagero, cenas à lá "Crouching Tiger, Hidden Dragon" (Wo hu cang long, 2000). Não se vêm os actores a voar por cima das árvores nem a caminhar sobre a água mas quase. Não fiquei muito impressionada com a utilização dos efeitos especiais, sobretudo em torno da malévola Tuo Tuo (Kate Tsui) a filha adoptiva do Príncipe Qing (Sammo Hung Kam-Bo) que é um dos conspiradores. Se as ideias são boas não posso dizer que a concretização esteja óptima. Os efeitos são brevemente engraçados mas depois torna-se demasiado óbvia a utilização do computador. Um efeito mais orgânico seria, digo eu, mais agradável à vista. Ainda outra nota sobre Tuo Tuo: não é que a vilã tem rastas? E a sua arma de eleição tem o sibilar de uma cobra. Estes pormenores, a somar ao guarda-roupa e à maquilhagem tornam Tuo Tuo que nem aparece assim tanto no filme tirando os instantes finais a personagem mais inesquecível. As armas utilizadas também são interessantes com a caixa das catorze lâminas a ser uma verdadeira caixinha de surpresas. Não percebo grande coisa de história bélica mas as lâminas XPTO e ainda o uso de bestas duplas e triplas e de espadas boomerang estão algo de incrível.

Da actuações não se pode dizer grande coisa pois que não existe grande argumento. Qinglong é o tipo de herói trágico calado que como viremos a saber tem um passado que o afecta bastante mas, tirando isso, há pouco ou nenhum desenvolvimento dos personagens. Apenas Qiao Hua (Zhao Wei) uma jovem que Qinglong encontra no caminho tem direito a uma backstory decente. É que Qiao Hua tem um noivo que a traí mas é suposto ela casar-se então, vive o dilema entre aceitar as convenções da sociedade da época ou permanecer livre para encontrar o amor verdadeiro. E quando Qinglong surge... Bem, estão a ver o filme. "14 Blades" é um thriller sem grande originalidade mas é também uma grande história de amor, épica estão a ver? No meio ainda se metem bandidos, príncipes, conselheiros traidores e uma vilã que apesar de não dizer mais do cinco frases seguidas é fascinante. "14 Blades" é um épico imperfeito, não na dimensão mas numa história simplória, nos efeitos especiais pouco concretizados, ritmo lento e música esquecível. Não consigo ultrapassar os anacronismos num filme de época e muito menos a péssima edição que penaliza bastante a continuidade. Apesar destes defeitos o valor de entretenimento compensa largamente a sua visualização. Duas estrelas e meia.

Realização: Daniel Lee
Argumento: Daniel Lee, Kwong Man Wai, Tin Shu Mak e Ho Leung Lau
Elenco:
Donnie Yen como Qinglong
Zhao Wei como Qiao Hua
Chun Wu como Judge
Kate Tsui como Tuo Tuo
Yuwu Qi como Xuan wu
Sammo Hung Kam-Bo como Príncipe Qing

Próximo Filme: "World of Silence" (Joyong-han saesang, 2006)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...