domingo, 4 de setembro de 2011

"Lawang Sewu Dendam Kuntilanak", 2007

Lawang Sewu, que significa literalmente a casa das 1000 portas é conhecida como uma das mansões mais assombradas em Semarang, na ilha de Java (Indonésia). Desde o século XVIII passou pelas mãos dos holandeses, japoneses e por fim, dos nativos. Várias são as histórias de tortura na época da invasão japonesa que contribuem para a lenda deste edifício. É pois, de pensar que este será o cenário ideal para um filme de terror. Não podiam ter falhado de forma mais espectacular o alvo. "Lawang Sewu Dendam Kuntilank" é um fracasso estrondoso do início ao fim. Não vale a pena estar com paninhos quentes. A realização e o argumento pertencem a Arie Aziz e Eviv Elham que se voltam a juntar depois em "Tali Pocong Perawan" (2008) já aqui revisto com resultados igualmente maus. Eles falham miseravelmente na capitalização de terem uma verdadeira! casa assombrada no filme e transformam-na quanto muito num cenário medíocre de um filme de igual qualidade.
Não me acreditam? Então, vejamos. Esta dupla consegue ir buscar a lenda do "Kuntilanak" ou vampiro, representado normalmente por uma mulher de longos cabelos negros que anda pelas povoações a assustar sobretudo as criancinhas e também aí pecar pelo absurdo. Para uma indústria absolutamente obcecada com os filmes de terror, a maioria deles baseados em monstros de crenças populares como o Kuntilanak ou o Pocong, o amadorismo é surpreendente. Ok,os orçamentos são praticamente inexistentes mas os cineastas e argumentistas tendem a replicar e continuar o ciclo vicioso dos erros de filmes anteriores e, basicamente, reciclar histórias anteriores. A premissa podia ser retirada de qualquer filme de Hollywood: um grupo de adolescentes entra numa casa assombrada e começam a cair mortos um por um. Vou perder um pouco de tempo com os clichés já que cada curva e reviravolta no guião é um hino ao que já vimos antes. Bem que "Lawang Sewu Dendam Kuntilanak" se poderia tornar um caso de estudo de como não fazer um filme de terror. 
1) Portanto, temos um grupo de jovens que fazem uma viagem de finalistas após a conclusão de mais um ano escolar. Visto.
2) Uma das raparigas, Diska interpretada por Thalita Latief, tem um fraquinho por um dos rapazes do grupo que não assume directamente. É a santinha do grupo. Visto.
3) As outras raparigas são as sluts. Como as raparigas promíscuas são sempre tão amigas de florzinhas de estufa, ainda estou para perceber. Visto.
3) Após uma noite de borga uma das raparigas (Cika), entra na casa assombrada. Ela desaparece. O que é que o grupo faz? Vai procurá-la, claro está. Visto.
4) O ambiente na mansão é assustador: sons de portas a ranger, correntes de ar, sombras e outros barulhos estranhos... Visto.
5) Depois de uns quantos sustos eles decidem fazer a acção mais insensata e previsível possível: separam-se. Visto.
6) O Kuntilanak persegue-os a todos e vai fazendo vítimas, uma a uma. Visto.
7) A heroína tem sonhos premonitórios. Visto.
8) A heroína acaba por descobrir afinal que o ataque não é aleatório que e que os seus grandes amigos terão feito algo para provocar a ira do monstro. Visto.
9) Acontece que um deles conhece uma bruxa ou mulher mística. Não é tão comum? Visto.


Poderia continuar com a enumeração dos clichés, mas isto deixaria de ser uma crítica para se tornar apenas uma sessão de masoquismo para a minha já traumatizada massa cinzenta. Vou ser sucinta: a direcção é péssima, a história não faz sentido e o elenco é mau demais para ser verdade. Espero não ouvir falar da dupla Arie Aziz/Eviv Elham durante muito tempo. Quem lhes disse que eles tinham talento devia ser severamente castigado. Podiam ver, digamos, uma maratona de todos os filmes que já fizeram juntos. Retiro o que disse sobre os filmes indonésios que já tive oportunidade de ver. Perdoem-me. Os outros, ao pé deste são muito superiores. "Lawang Sewu Dendam Kuntilank" tornou-se facilmente o melhor candidato a pior filme que já passou neste blogue. Se quiserem vê-lo força, mas não me responsabilizem por eventuais danos cerebrais. Não leva classificação. Não consigo encontrar uma classificação que consiga descrever aquilo que vi.
Realização: Arie Azis
Argumento: Aviv Elham
Elenco:
Thalita Latief como Diska
Salvina como Naya
Bunga Jelita como Cika
Tsania Marwa como Dinda
Marcell Darwin como Yugo
Ronald Gustav como Onil
Melvin como Armen

Próximo Filme: "The Coffin" (โลงต่อตาย ou Lhong Tor Tai, 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...