domingo, 15 de janeiro de 2012

"Tucker & Dale vs. Evil", 2010



Dale: Tuck, what happened to your face?
Tucker: I sawed into a bee's nest.
Dale: Pshhh. Why?

"Tucker & Dale vs. Evil" está repleta destas gemas. Poderia continuar a citá-los a noite toda. Nada como uma comédia terrífica para fazer uma pausa do cinema asiático. Tucker e Dale é a comédia mais refrescante desde "Zombieland" (2009) e explora o (para mim), ainda pouco desbravado com sucesso, território da comédia de horror. "Evil Dead" (1981), não conta, já faz demasiado tempo.
Os argumentistas foram buscar todos os estereótipos possíveis e imaginários sobre os hillbillies/campónios e fizeram uma enorme festa com eles. Muito se fez das características inerentes dos hillbillies no cinema americano e não será coincidência que os filmes em que "melhor" são retratados sejam de terror. Tanto que quase se tem medo de parar num local remoto e pedir informações a um dos "nativos". O retrato típico da cena é: área deserta, um homenzinho de aspecto sujo, mal-encarado ou em alternativa, muito solicito, demasiado solícito, que nos aconselha a tomar um atalho. Hmmm... Não me parece. "Dimwitted, sex crazed maníacs", quase poderia ser uma citação por debaixo do slogan de qualquer desses filmes. Mas Tucker e Dale olham de frente estes estereótipos e esmagam-nos. Ao invés de serem feios, porcos e maus à la "Deliverance" (1972) e "I spit on your grave" (1978) são uma versão actualizada mais fofinha e adorável. Ok, o Tucker não tanto mas o Dale é perfeitamente integrável na sociedade dita civilizada. Os dois actores escolhidos assentam nas personagens como se de uma segunda pele se tratasse: o Tyler Labine vem da série underrated diga-se, "Reaper" e o Alan Tudyk que qualquer fã do universo "Firefly" conhecerá melhor que eu. Sobretudo Tudyk sabe vender o personagem. Terá ele um pouco de hillbilliy?
Tucker e Dale são dois amigos que vão passar uns dias de férias à cabana, recém-comprada por Tucker no meio do bosque. Assim, uns diazinhos de descanso, com muita cerveja e pescaria à mistura. Ou então não, que a cabana está a cair aos bocados e eles vão passar os dias a arranjá-la. Aliás, têm de ter especial cuidado porque a cabana tem, inclusivamente, uma série de pregos saídos da madeira que aquilo é uma armadilha mortal. Belas férias, hã? Seja como for, o seu descanso é perturbado por uma série de jovens universitários barulhentos que estão ali para fazer uma farra. Entre eles encontram-se os personagens habituais: rapariga bem-comportada, uma loura burra e o universitário convencido. Os seus mundos colidem e as reacções não podiam ser mais diversas. Os universitários vêm Dale e Tucker como dois campónios brutos e assustadores e os nossos heróis vêm-nos como algo que nunca poderão almejar ser ou atingir. Bem, não ajuda que Dale vá cumprimentar Allison (Katrina Bowden), com uma foice na mão emitindo grunhidos estranhos. Seja lá de onde for que eles vieram não devem ter passado muito tempo a socializar fora do seu círculo mais imediato.
O que torna "Tucker & Dale" tão especial é o facto de a acção se desenrolar à volta de um equívoco. A dupla de argumentistas pegou na premissa hillbillies vs. jovens universitários e começaram pelo básico: "E se fosse tudo um grande mal-entendido?" Os amigos de Allison têm a brilhante ideia de irem para o rio nadar de noite e ela assusta-se com a presença de Tucker e Dale numa pescaria, cai e bate com a cabeça. Como bons samaritanos que são eles apressam-se a salvar Allison e gritam para os seus amigos "Nós temos a vossa amiga!" Obviamente, que a coisa soa mal do outro lado: "Eles têm a Allison!!!" Claro que a partir daqui se irão gerar uma série de mal-entendidos e de infortúnios que vão acentuar as diferenças e a rivalidade entre os dois grupos. Embora, uma pessoa empalar-se sozinha possa ser considerado um evento infeliz, não deixa de ser um acidente. Mas, as suas cabeças apanhadas pela histeria já só vêem a pior das alternativas e é o escalar da situação. Eu agradeço, que é gore e situações hilariantes umas atrás das outras. Até larguei uma lagrimazita de tanto rir. Gostei. Tudyk e Labine estão perfeitos nos papéis e têm química juntos. Quero um dvd com as cenas cortadas e os comentários dos actores. Quero uma sequela y'all! Quatro estrelas em cinco.

Realização: Eli Craig
Argumento: Morgan Jurgenson e Eli Craig
Elenco:
Tyler Labine como Dale 
Alan Tudyk como Tucker
Katrina Bowden como Allison
Jesse Moss como Chad
Próximo Filme: "Muoi: The Legend of a Portrait"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...