quarta-feira, 4 de abril de 2012

"Hong Kong Ghost Stories" (Mag gwai oi ching goo si, 2011)

Que curiosa obsessão com antologias de terror. Por todo o sudeste asiático persiste um gosto especial pela criação deste tipo de cinema, no qual, a audiência paga um bilhete com direito a três ou quatro curtas-metragens de uma só vez. Exemplos destes há muitos: “Visits: Hungry Ghost Anthology” (2004) da Malásia, “Takut: Faces of Fear” (2009) da Indonésia, “Unholy Woman” (2006) do Japão ou “Cinco” (2010) das Filipinas. Mas os melhores exemplares desta mania ainda pouco comum fora de portas continuam a ser “Three” e a respectiva sequela (2002-2004) e “Phobia” 1 e 2 (2008-2009), que já aqui tivemos oportunidade de apreciar. A maior dificuldade que estas antologias levantam é a sua regionalidade. Algumas estão tão agarradas a costumes e superstições internas que se torna difícil a alguém fora desses países compreender determinadas piadas e expressões idiomáticas. Nada disto tem algum mal se o objectivo é, como se supõe, atingir as audiências locais. No entanto, hoje em dia a frase “Pensar Global” está tão embrenhada no vocabulário das empresas relativo ao crescimento que urge reflectir, se a enfase no público interno não será uma oportunidade perdida.
“Hong Kong Ghost Stories” enquadra-se nesse pensamento primitivo e como o nome indica conta-nos duas estórias de fantasmas de Hong Kong. A primeira “Classroom” apresenta Jennifer Tse, irmã de Nicholas Tse que brilhou recentemente em “Shaolin” (2011), ao lado de Andy Lau e Jackie Chan. Ela interpreta a professora Yip, uma mulher que já não estando exactamente nos vinte e poucos anos tem de começar tudo de novo. Maltratada por um namorado abusivo durante anos a fio, ela refugia-se na casa dos pais e arranja trabalho numa nova escola. Chung (Pakho Chow), não desiste de a tentar recuperar, ao mesmo tempo, que a jovem professora tem que lidar com o regresso ao ninho e ao retomar da actividade do ensino junto de uma turma estranha. Os alunos começam por demonstrar um mau comportamento que se vai intensificando até à hostilidade declarada. O que pode a Miss Yip fazer para não perder a sua última oportunidade de independência?
Na senda da fama do irmão mais velho, a bela Jennifer Tse aproveita para demonstrar a sua capacidade de representação. A sua escolha de filmes talvez pudesse ser um pouco mais feliz. Wong Jing, o realizador desta curta-metragem, parece trabalhar numa autêntica linha de montagem em série, pensando porventura que a quantidade é melhor que qualidade. Os seus poucos filmes dignos de nota, nem sequer vão além do medianamente bom. Entretanto, a sua actriz principal faz um verdadeiro one woman show, uma vez que pouco a auxilia na árdua tarefa de defender a professora Yip. Há uma cena numa casa de banho da escola em que ela grita apavorada contra um medo que só ela vê e tem. A câmara não a ajuda, o cenário, a sonoplastia, nada. Está ali ela, a fazer as vezes de um terror que só ela percepciona. A audiência não participa deste medo, é puro voyeur. Ademais, a estória é uma verdadeira bagunça, ora foca os ricos paizinhos da miss Yip, ora até parece que o maldito ex tem alguma importância e a turma, não é propriamente novidade. Salas de aula assombradas não são a ideia mais original que se viu. E certamente, que “Classroom” também não é a melhor concretização da ideia. O prólogo, que nada tem que ver com quaisquer das curtas-metragens é de longe o momento mais insólito e interessante da antologia. Duas marionetas em tamanho real (Sammy Ho e Jeana Ho) preparam-se para filmar as curtas-metragens que iremos ver…
“Travel” ainda menos tem de assustador, o que compensa em comédia. Diga-se que Kong não é um realizador de terror. A sua carreira tem sido construída à volta de comédias românticas menores, com grande parte dos actores que recruta para “Travel”. Isto se compreenderem as alusões a Raymond Lam e a crítica a algumas emissoras de TV. No centro da trama está a falecida Bobo (Chrissie Chau), que devia ser impopular visto só lá estarem quatro raparigas (Charmaine Fong, Jacqueline Chong, Harriet Yeung e Rose Chan) que a conheceram na última viagem que fez. Estas estudantes são o máximo. Viajam desde Hong Kong até à Tailândia para ver as vistas… Homens, entenda-se. Já para não dizer que têm uma obsessão pouco saudável pelo actor/cantor Raymond Lam. Nem o pobre polícia de férias Jack (Timmy Hung) escapa à sua observação lasciva e é empurrado para almoços e outras interacções com as estudantes devassas. Depois, temos uma morte mal explicada e um amante (Him Law) que regressa de nenhures à procura de algo que Bobo deixou para trás. A dada altura começam os flashbacks para percebermos como a pobre Bobo chegou àquele ponto. Afinal, ela de inocente tinha muito pouco e as suas amigas não eram tanto assim. De qualquer modo, está interessante a transição de Hong Kong para a Tailândia com o contraste noite/dia a não ser um acidente na variação de uma estória negra para um humor perverso. “Travel”, não é uma estória muito mais simples que “Classroom” mas proporcionou bons momentos de humor. O quarteto maravilha: Fong, Chong, Chan e, em particular, Yeung, fizeram um trabalho humorístico espantoso. Kong, sem se afastar muito do seu género preferido consegue realizar um trabalho superior ao de Wong Jing. Duas conclusões saltam à vista: dificilmente serão duas curtas-metragens de terror, pois que a primeira falha nos sustos e a segunda prefere a sátira. Além disso, no último filme, a acção passa-se maioritariamente na Tailândia. Contos de Hong Kong? Uma estrela e meia.


“Classroom”
Realização: Wong Jing
Argumento: Wong Jing
Jennifer Tse como Miss Yip
Pakho Chow como Chung
Sammy Ho como Marioneta 1
Jeana Ho como Marioneta 2

“Travel”
Realização: Patrick Kong
Argumento: Patrick Kong
Chrissie Chau como Bobo
Charmaine Fong como Estudante 1
Jacqueline Chong como Estudante2
Harriet Yeung como Estudante 3
Rose Chan como Estudante 4
Timmy Hung como Jack
Him Law como Karl
Stephy Tang como Phoenix

Próximo Filme: "The Man From Nowhere" (Ajeossi, 2010)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...